segunda-feira, 13 de junho de 2022

VIÇOSA/RN PARTICIPA DE ENCONTRO EM FOZ DO IGUAÇU/PARANÁ.

 

A secretária de assistência social de Viçosa, Maria Dalva Vieira participou de 07 a 10 de junho, em Foz do Iguaçu/Paraná, do XXII Encontro Nacional do CONGEMAS (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social).

O tema do encontro foi “O FUTURO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO BRASIL: COMPROMISSO DOS GOVERNOS NA SUPERAÇÃO DA FOME E DAS DESPROTEÇÕES SOCIAIS”. O objetivo principal desse encontro foi contribuir com a construção e o compartilhamento de saberes no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), possibilitando a construção da unidade entre os gestores municipais, por meio da capacitação e qualificação dos participantes com foco na busca pelo financiamento do Governo Federal para a Assistência Social dos municípios, que hoje arcam com 90% das despesas anuais. Os gestores lutam pela aprovação da PEC 383/17, que consolida o Sistema Único de Assistência Social (Suas), que garante o orçamento automático.

Mais de 20 estados participaram do encontro sendo que o RN levou uma delegação de mais de 50 municípios e mais de 100 trabalhadores do SUAS, além da participação de vários prefeitos.

Em sua grande maioria os municípios do RN participaram com uma delegação formada pelo secretário de assistência, técnicos (da gestão, do CRAS e do CREAS) além de conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Viçosa participou apenas com a secretária de assistência considerando a falta de recursos financeiros e o valor das diárias, considerando que a secretária arcou por conta própria com grande parte das despesas levando-se em conta que o valor das diárias não cobre nem as despesas com as passagens.

Para a secretária Maria Dalva Vieira são importantes esses momentos para entendermos os impactos da pandemia no Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e quais as estratégias para superá-los, bem como conhecer dados recentes que já foram levantados sobre a situação de pobreza no Brasil. Além de quem são os novos usuários da assistência social, entrando aí aqueles que perderam suas rendas na pandemia destacou a secretária.

O governo federal também esteve presente através da secretária nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia dos Santos, assim como técnicos e coordenadores de programas, serviços e projetos do Ministério da Cidadania. Em sua fala a secretária Mari Yvelônia elogiou o trabalho dos profissionais do SUAS destacando que “foi essencial para salvar vidas e que sem cada um dos profissionais, não haveria atendimento. Só foi possível criar uma rede de atendimento por conta da segurança que tínhamos nesses trabalhadores, como a ampliação em quase 90% do atendimento nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que não deixaram ninguém sem atendimento”, completou a secretária.

O evento terminou nesta sexta-feira (10), contando com a participação de gestores, trabalhadores, técnicos, conselheiros municipais e estaduais de Assistência Social, entidades e organizações de todo o Brasil. O COEGEMAS/RN teve participação importante em mesas e debates em defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

20 de Novembro Dia da Consciência Negra.

  O Dia da Consciência Negra é comemorado no Brasil no dia 20 de novembro, uma data importante para refletir sobre a luta contra o racismo e...