segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

PARTICIPAÇÃO DO 'GRUPO DE CAPOEIRA' NA TRADICIONAL ABERTURA DA JOCEV'S.





O GRUPO DE CAPOEIRA do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Assistência Social de Viçosa participou da abertura XX Jornada Cultural e Esportiva de Viçosa - JOCEV’S. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Viçosa que apesar das dificuldades financeiras não mede esforços para promoção desta jornada que começou com Toinho do Miragem e o prefeito Ramon Alves deu continuidade com maestria.

O grupo de Capoeira coordenado pelo Professor Erivaldo Calixto realizou uma belíssima roda de Capoeira e uma demonstração de Maculelê que é um tipo de dança folclórica da Bahia, com matriz nas culturas afro-brasileira e indígena. A capoeira é um dos principais serviços oferecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os elementos: arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música.

Ela constrói relações de sociabilidade e familiaridade entre mestres e discípulos, sendo difundida de modo oral e gestual nas ruas, academias e locais de treino.

A capoeira foi criada no século XVII pelo povo escravizado da etnia banto e se difundiu por todo o Brasil. Hoje é considerada um dos maiores símbolos da cultura brasileira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIÇOSA PARTICIPA DE ENCONTRO SOBRE O 2º FÓRUM COMUNITÁRIO

  O município de Viçosa/RN participou na última quinta-feira,(25), de um encontro presencial sobre a Metodologia do 2º Fórum Comunitário, of...