terça-feira, 7 de dezembro de 2021

07 DE DEZEMBRO: DIA NACIONAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL.


O Dia Nacional da Assistência Social tem origem da promulgação da Lei Orgânica de Assistência Social, nº 8.724, ocorrida no dia 07 de dezembro de 1993. O Serviço Social, enquanto uma profissão regulamentada, surgiu no Brasil na década de 1930, quando o país passava por manifestações de classes trabalhadoras que reivindicavam por melhores condições de trabalho e justiça social. Com essa pressão, o governo criou organismos normatizados e disciplinares das relações de trabalho, como o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e a Legião Brasileira da Assistência Social - LBA.

A Lei prevê os objetivos, princípios e diretrizes da Política Nacional de Assistência Social. Na Assistência Social, que é uma Política Pública, existem os profissionais que trabalham em equipamentos próprios, como é o caso do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), ambos normatizados através do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) existentes em todo o território nacional. Uma das inúmeras categorias profissionais, como os educadores sociais, psicólogos e advogados que atuam na Política de Assistência Social, é a categoria do Serviço Social. Essa profissão é muito importante na efetivação da Política de Assistência Social no Brasil.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

CMAS REALIZA REUNIÃO PARA AVERIGUAÇÃO DOS CADASTROS DO PROMAF

  Neste último dia 24 de maio aconteceu mais uma reunião do Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS. A reunião foi realizada no au...