quarta-feira, 14 de julho de 2021

O MUNICÍPIO DE VIÇOSA/RN RECEBE CERTIFICAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE.






O Ministério da Saúde – MS certificou 225 (duzentos e vinte e cinco) municípios em todo Brasil pelo fortalecimento da Atenção Primária na pandemia, dentre eles Viçosa/RN, com o Selo Atenção Primária de Qualidade que é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos municípios por alcançarem os parâmetros de qualidade que beneficia população.

A certificação está relacionada ao desempenho dos municípios no ano de 2020 no Programa Previne Brasil. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas. A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe.

Foram certificadas as gestões que atingiram resultados acima de sete (7) nos indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil. Os 5.570 municípios foram avaliados, mas somente 225 receberem o selo APS de Qualidade pelos bons resultados em 2020 e Viçosa foi um deles.

Dentre os critérios que foram considerados estão: Consultas de pré-natal; Atendimento odontológico na gestação; Realização de exames para sífilis e HIV em gestantes; Cobertura de exame citopatológico; Vacinação contra poliomielite inativada e de pentavalente; Acompanhamento de pessoas hipertensas; e, Solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.

Também foi considerado o esforço dos profissionais de saúde que mesmo diante da crise sanitária mundial, priorizam o papel da APS como porta de entrada no Sistema de Saúde possibilitando o acesso, gerando resolutividade e salvando vidas.

Nossos sinceros agradecimentos ao Gestor Municipal Ramon Alves, à Secretária de Saúde Vanda Campos, juntamente com todos os profissionais da Atenção Primária à Saúde pelo compromisso e comprometimento com todos os cidadãos viçosenses.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

GRUPO "EXPRESSÃO E ARTE" REALIZA ENSAIO NO SCFV.

A Prefeitura Municipal de Viçosa através da Secretária Municipal de Assistência Social e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Víncu...