segunda-feira, 5 de julho de 2021

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO POPULAR NOS CONSELHOS .


Na manhã dessa segunda-feira 05 de Julho de 2021, a Secretaria Municipal do Trabalho, habitação, Meio Ambiente e Assistência Social – SEMTHAS, Centro de Referência e Assistência Social – CRAS e em parceria com a FM da Paz do município de Viçosa/RN realizou mais um programa da Assistência em Foco o qual teve como pauta A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO POPULAR NOS CONSELHO .Na ocasião estiveram presentes, Assistente Social, Helane Maia e o Coordenador do Bolsa Família, Elizaias Tavares.

Os conselhos funcionam como organização capaz de estreitar a relação entre o governo e sociedade civil a partir da participação popular em conjunto com a administração pública nas decisões regentes na sociedade. Um exercício de democracia na busca de soluções para os problemas sociais, com benefício da população como um todo.

A luta dos movimentos sociais no Brasil no final do século passado foi marcada pelo processo de democratização no país. Com a criação dos conselhos de políticas públicas a partir da década de 1990, os movimentos sociais puderam direcionar ações para a construção e defesa das políticas públicas universais e garantidoras de direitos, fazendo uso de sistemas descentralizados e participativos nestes espaços.
Os conselhos municipais tem como principal contribuição a definição de planos de ação da cidade, através de reuniões e discussões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENCONTRO DO GRUPO DE IDOSOS "CIDADE VERDE"

O Centro de Referência de Assistência Social promoveu no dia 17 de abril de 2024, mais um encontro com o Grupo de Idosos “Cidade Verde”. Na ...