segunda-feira, 14 de junho de 2021

CAMPANHA MUNICIPAL JUNHO VIOLETA.




O dia 15 de junho marca o DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA, a data instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES). De forma alusiva a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação, Meio Ambiente e Assistência Social – SEMTHAS, o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV de Viçosa vem trabalhar essa temática através de ações e atividades realizadas durante o presente mês, tendo como principal objetivo sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometida contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.

A promoção do envelhecimento ativo e saudável”, precisa ser uma prática viva e constante dentro da sociedade, e para essa promoção se tornar eficaz é necessário a realização de ações de combate a todo e qualquer tipo de violência contra o idoso. Segundo a ONU: a violência contra a pessoa idosa consiste em ações ou omissões que venham a prejudicar a integridade física, emocional e social da pessoa idosa.

A grande maioria das violências contra o idoso ocorrem dentro do ambiente familiar e muitas vezes são cometidas pela própria família, o idoso por sua vez não se defende devido ao vínculo famíliar e medo do abandono. As principais formas de violência contra a pessoa idosa são: violência física, psicológica, sexual, patrimonial, negligência/abandono, autoagressão, autonegligência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CEIMEP COMEMORA DIA DOS POVOS INDÍGENAS

Em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, o Centro de Educação Infantil Municipal Eulina Pinto – CEIMEP encerrou...