quinta-feira, 21 de março de 2019

CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO REALIZOU A II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA DE VIÇOSA/RN


Aconteceu na manhã do dia 21 de março a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Viçosa/RN, que teve como tema "Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”. A Conferência foi realizada na Câmara Municipal de Viçosa e contou a participação de jovens, adolescentes estudantes, adultos e idosos.
A conferência foi idealizada e realizada pelo Conselho Municipal do Idoso de Viçosa (CMI) em parceria com a Prefeitura Municipal de Viçosa e a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação, Meio Ambiente e Assistência Social (SEMTHAS). As Conferências de Direitos das Pessoas Idosas são espaços amplos e democráticos de reflexão, discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias que garantam as pessoas um envelhecimento digno e ativo, garantindo os cuidados básicos e, principalmente, a qualidade de vida.
Neste contexto a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa aconteceu numa perspectiva de intersetorialidade, objetivando a valorização da pessoa idosa e a garantia dos seus direitos.
Durante a manhã desta quarta-feira, o debate foi voltado para os eixos, na seguinte ordem:
Eixo I – Direitos fundamentais das construção/efetivação das Políticas Públicas. Eixo II – Educação: assegurando direitos e emancipação humana.
Eixo III - Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa.
Eixo IV - Os conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.
Os participantes reuniram-se para discutir propostas visando fortalecer a política pública dos Direitos da Pessoa Idosa.  Estas propostas serão encaminhadas para a Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Dia Mundial da Saúde, uma homenagem aos profissionais que atuam no cuidado da população

Os profissionais de saúde estão na linha de frente da batalha diária travada nos hospitais, clínicas e postos de atendimento, desempenhan...