segunda-feira, 11 de junho de 2018

Alunos da Escola Municipal Francisco Gomes Pinto participam de roda de conversa sobre "Prevenção e Combate ao Trabalho Infantil"


Hoje, dia 11 de junho de 2018 iniciamos em Viçosa a campanha “Viçosa contra o Trabalho Infantil”, ação em alusão ao dia “12 de Junho - Dia Mundial contra o Trabalho Infantil”, onde durante toda a semana iremos discutir a temática nas escolas, Rádio Comunitária e grupos do PAIF e Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.  
Nossa primeira ação foi uma Roda de conversa sobre “Prevenção e combate ao Trabalho Infantil” com a assistente social Theresa Adélia e pedagogo Elizaias Tavares na Escola Municipal Francisco Gomes Pinto. Onde os profissionais realizaram entrega de material informativo e falaram sobre a importância da campanha, o que caracteriza o trabalho infantil, a diferença entre trabalho e ajuda em casa, e as consequências do trabalho para nossas crianças e adolescentes.
As consequências do trabalho na vida de crianças e adolescentes são inúmeras. Além de muitas vezes reproduzir o ciclo de pobreza da família, o trabalho infantil prejudica a aprendizagem da criança, quando não a tira da escola e a torna vulnerável em diversos aspectos, incluindo a saúde, exposição à violência, assédio sexual, esforços físicos intensos, acidentes com máquinas e animais no meio rural, entre outros. A vivência plena da infância é essencial para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social das crianças, impactando diretamente na construção de uma vida adulta saudável. O que acontece nesta etapa do desenvolvimento pode gerar traumas irreversíveis. Além de serem privadas de uma infância plena, com sonhos, brincadeiras e educação, as crianças que trabalham carregam graves consequências para a vida adulta, como impactos físicos, psicológicos e econômicos, além da perpetuação do ciclo da pobreza, repetido de geração a geração.
Na ocasião, também foi explanado sobre o Dia do Meio Ambiente, que chama a atenção sobre a conscientização e a preservação ambiental, e foi comemorado no último dia 05/06. A equipe técnica buscou mostrar aos (as) alunos (as) não somente sua responsabilidade, mas também o poder de se tornar um agente para a mudança, apoiando uma forma de desenvolvimento mais justa e sustentável. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

RODA DE CONVERSA COM GRUPO "FAMÍLIAS EM ASSISTÊNCIA"

O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS promoveu no dia 21 de abril de 2024, mais um encontro com o Grupo de Mulheres “Famílias ...