quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

02 de Dezembro - Dia da Base Nacional Comum Curricular



Dia da Base Nacional Comum Curricular

Plano Nacional de Educação (PNE) prevê que o Ministério da Educação (MEC), em articulação e colaboração com os estados, o Distrito Federal e os municípios, deverá, até junho de 2016, elaborar e encaminhar ao Conselho Nacional de Educação (CNE), precedida de consulta pública nacional, proposta de direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para os alunos da educação básica. Por isso, o MEC junto à Undime e ao Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) propõe que na próxima quarta-feira, 2 de dezembro, seja realizado o Dia da Base Nacional Comum Curricular.
A ideia é que, nesse dia, os professores, estudantes e toda a comunidade escolar se reúnam para debater a proposta da Base Nacional Comum Curricular. O documento, ainda preliminar, foi publicado pelo MEC em setembro deste ano e está disponível para consulta pública desde então no portal da Base.
Para incentivar a discussão e organizá-la da melhor maneira, o MEC publicou na plataforma diversos materiais que podem ser utilizados para projeção ou impressão. Além disso, há um tutorial com informações básicas sobre o portal, que aborda aspectos sobre como ele deve ser utilizado e de que forma é possível contribuir com o documento.
A Undime considera extremamente importante a participação de todos os envolvidos nesse processo. "É muito importante que todos os Dirigentes Municipais de Educação organizem o processo de discussão em seus municípios, envolvendo toda a comunidade escolar", enfatizou o presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Tabuleiro do Norte (CE), Alessio Costa Lima.
Para inserir no sistema as contribuições ao documento preliminar é preciso fazer um cadastro no portal da Base. Esse cadastro pode ser realizado de três formas diferentes: como indivíduo, como organização da sociedade civil ou como escola.
No dia 15 de dezembro, terá início a análise das contribuições do primeiro ciclo de debates da Base Nacional Comum. O portal continuará recebendo contribuições depois dessa data, mas o MEC ressalta a importância de que até 15 de dezembro sejam realizadas reuniões e as primeiras sugestões sejam encaminhadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REUNIÃO DO GRUPO DE HOMENS "VIVA LIBERDADE"

  Hoje, segunda-feira (18/03), o Psicólogo Douglas Vasconcelos e Assistente Social, Itamária de Paula realizaram mais um encontro do Grupo d...