quinta-feira, 8 de maio de 2014

Equipe de Viçosa participa de Capacitação em Parnamirim

A equipe de Viçosa envolvida na articulação do Selo UNICEF na Edição 2013-2016, participou de uma capacitação em Natal, nesta quarta-feira, 07 de maio, que visa apresentar orientações sobre a realização do 1º Fórum promovida pela UNICEF.
O objetivo do encontro foi apresentar orientações sobre a realização do 1º. Fórum Comunitário e a implementação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), duas ações estratégicas de participação social que os municípios devem cumprir para continuar participando da iniciativa, que prossegue até 2016.
No 1º Fórum, representantes dos diversos segmentos do município identificarão – com a ajuda de um diagnóstico prévio – as políticas públicas voltadas para a infância e adolescência, que podem reduzir a desigualdade a que estão submetidas meninos e meninas.  A partir dessa análise participativa, será construído um Plano de Ação com metas e atividades que devem ser executadas tendo em vista a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
Participaram da capacitação a secretária de Assistência Social e articuladora do selo, Dalva Vieira, a Presidente de Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMUDICA), Theresa Adélia, os membros da comissão intersetorial, Marcio Vagner e Elizaias Tavares, e os representantes dos adolescentes, Natanael Duarte e Andreza Lopes.
No decorrer do fórum, foram convidados alguns adolescentes que la estavam, e os jovens Natanel Duarte e Andreza Lopes foram representar Viçosa apresentando o tema Drogas. Vale salientar que a desenvoltura e o empenho dos mesmos foi tamanho que a plateia aplaudiu de pé, dignos de parabéns por parte da Equipe Coordenadora do Selo UNICEF.
De acordo com a articuladora, Dalva Vieira, o encontro foi muito rico em conhecimento e em testemunho de experiências. Os adolescentes fizeram uma ótima participação, através de oficinas e apresentações de trabalhos. Sobre a implantação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) e como é relevante a participação de todos para o  processo de redução das desigualdades.
Viçosa recebeu o reconhecimento da UNICEF, na Edição 2009-2012, por promover ações sérias e constantes enfocando a criança como prioridade absoluta. A gestão municipal e todas as secretarias e órgãos de proteção à criança, trabalharam no sentido de proporcionar proteção integral as crianças e adolescentes de nosso município.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEMANA MUNICIPAL DO TRÂNSITO - VIÇOSA/RN

De 23 a 25 de Setembro Trânsito, o sentido é a vida: Educar para Preservar! A Prefeitura Municipal de Viçosa/RN, através da Sec...