sexta-feira, 18 de abril de 2014

Encerramento do Curso de Xilogravura



O Curso de xilogravura que foi promovido pela  prefeitura municipal de Viçosa, ministrado pelo artista plástico Adauto Serra, foi encerrado nesta quinta-feira.
Participaram do curso jovens e adultos provenientes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e foram capacitados 40 pessoas. As aulas fazem parte do projeto profissionalização da Prefeitura que tem o intuito de introduzir os jovens no universo das artes plásticas. É uma experiência importante para os jovens e também para os adultos que através desses conhecimentos tem a possibilidade de renovar nossa cultura.

De acordo com o ministrante do curso, a xilogravura é uma das mais importantes maneiras de expressão artística nordestina, praticada na região desde as catequeses jesuíticas. Em termos históricos a xilogravura sempre se apresentou como instrumento de comunicação eficiente, seja no campo do fazer textual dos antigos livros, seja da ilustração de obras como livros, o próprio folheto de cordel, como ainda hoje se pratica.
De um ponto de vista mais pragmático, a formação em xilogravura propiciada pelo curso possibilita ao indivíduo a produção de matrizes originais com diferentes títulos diretamente relacionados aos temas de sua vivência local, de maneira que poderá emprestar sua produção a diversos usos, podendo ser fonte geradora de renda




Nenhum comentário:

Postar um comentário

NUCA REALIZA RODA DE CONVERSA SOBRE “SETEMBRO AMARELO”

Com a temática “Sua Vida Tem Valor”, NUCA realizou nesta sexta-feira, 13/09, Roda de Conversa Sobre o Setembro Amarelo com a participaç...