sexta-feira, 22 de agosto de 2025

VIÇOSA/RN PARTICIPA DO 25º ENCONTRO REGIONAL DO CONGEMAS EM BELO HORIZONTE

                                            

 



A Secretária Municipal do Trabalho, Habitação, Meio Ambiente e Assistência Social de Viçosa, senhora Dalva Vieira, participou, nos dias 19 e 20 do corrente mês, do 25º Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS – Sudeste).

O evento foi realizado no Minascentro, em Belo Horizonte, reunindo cerca de 1.200 gestores, trabalhadores e conselheiros dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, para debater os desafios e os rumos da política de Assistência Social.

O encontro, que teve como tema “Consolidando o SUAS pelo Brasil: panoramas regionais, novos rumos e desafios decenais”, teve como objetivo principal o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) por meio da troca de experiências e do debate sobre temas atuais.

No primeiro dia (19/08), a programação contou com a solenidade de abertura e a conferência magna sobre a construção do III Plano Decenal da Assistência Social, seguida pela mesa-redonda “Panorama do SUAS na Região Sudeste: desafios e potencialidades sob o olhar municipalista”.

No segundo dia (20/08), o evento prosseguiu com painéis temáticos, abordando assuntos cruciais, como:

O novo Cadastro Único e a Vigilância Socioassistencial;

Cofinanciamento, modernização e prestação de contas;

Proteção Social Básica e Especial;

Interseccionalidades e defesa de direitos;

Nova regulamentação do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Segundo a secretária Dalva Vieira, “os Encontros Regionais do CONGEMAS 2025 são mais do que eventos: representam momentos estratégicos de escuta, diálogo e construção coletiva com quem vivencia e implementa as políticas públicas de Assistência Social no cotidiano dos territórios.”

Nesta edição histórica, que marca os 25 anos dos Encontros CONGEMAS, todas as regiões do Brasil foram contempladas, reforçando o compromisso de fortalecer o SUAS a partir da base — ouvindo profissionais, gestores(as) e trabalhadores(as) que transformam realidades todos os dias.

Cada encontro representa um passo em direção ao 25º Encontro Nacional, que será realizado nos dias 5, 6 e 7 de novembro, em Brasília, como um espaço ampliado de reflexão e mobilização em prol de uma política pública mais justa, humana e territorializada.

                         
















                                         





Nenhum comentário:

Postar um comentário

TARDE DE LAZER E RECREAÇÃO NO RANCHO ALEGRE PROMOVE BEM-ESTAR PARA IDOSOS DO GRUPO CIDADE VERDE EM VIÇOSA

  Na tarde da última quinta-feira, 21 de agosto, os idosos do Grupo Cidade Verde, vinculado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Ví...