Na manhã de hoje,(13), profissionais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), em parceria com o Centro de Educação Infantil Municipal Eulina Pinto (CEIMEP), realizaram uma atividade sobre as emoções com as crianças do Pré I. Sob o nome “GUARDA CHUVA DAS EMOÇÕES”, a atividade teve como objetivo principal não apenas identificar as diferentes emoções experimentadas, mas também explorar as circunstâncias que as desencadeiam, contribuindo assim para o desenvolvimento do autoconhecimento e o fortalecimento da autoestima das crianças.
O eixo trabalhado foi “Eu comigo”, que baseia-se no reconhecimento da infância como um momento peculiar da vida, destacando o direito de as crianças serem respeitadas em relação às características que são próprias desse momento do ciclo vital. Este eixo visa atender os interesses, as demandas e as necessidades próprias das crianças, além de incentivar a reflexão junto aos responsáveis pelos cuidados acerca de sua atuação na compreensão e satisfação dessas necessidades. Para isso, é preciso compreender as particularidades desse estágio da vida para oportunizar as falas, as expressões e as manifestações infantis, tendo em vista romper com visões que desqualificam suas potencialidades, aptidões e interesses.
No trabalho a ser realizado pelo SCFV inspirado no eixo “Eu comigo”, as competências individuais – da criança e do(a) cuidador(a) - que serão estimuladas no grupo, por meio das conversações e fazeres, bem como os objetivos vinculados a cada uma delas, são:
- Autoconfiança: aprender a ter uma ideia/percepção positiva sobre si; ter coragem e acreditar em si e no outro.
- Autoconhecimento: aprender sobre quem é e aceitar-se; compreender e reconhecer o que sente, o que pensa e quais são as próprias atitudes e reações em determinadas situações.
- Autonomia: aprender a discernir e a fazer escolhas, bem como expressar opiniões e desejos; agir e tomar atitudes de forma independente.
- Resiliência: aprender a contornar situações desafiadoras com persistência; adaptar-se a situações imprevistas; encontrar soluções para desafios e problemas.
A iniciativa foi um sucesso, proporcionando um espaço acolhedor e descontraído onde as crianças puderam não só se divertir, mas também discutir de maneira leve sobre as emoções. Este tipo de experiência é fundamental para o desenvolvimento emocional e social, promovendo um ambiente de aprendizado positivo e inclusivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário