Hoje, quarta-feira (22) os grupos de criança "EXPRESSÃO E ARTE" e "VIVENDO, BRINCANDO E APRENDENDO " aconteceu o encontro em alusão ao 20 DE NOVEMBRO: DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA, realizando atividades lúdicas como a confecção de cartaz com o tema : mãos dadas contra o preconceito, elaboração de mascaras africanas e roda de conversa com o tema : A diferença nos enriquece, o respeito nos une, conduzido pelos orientadores Elizaias Tavares, Sandro Souza e Antonia Dulce.
Consciência negra pode significar em suma, a percepção da pessoa negra em relação às suas origens no entendimento das raízes culturais e históricas dos seus antepassados. Também representa a identificação da causa e luta dos ancestrais africanos que desembarcaram no Brasil e trouxeram consigo toda a cultura, costumes e tradições do seu povo é ter em mente que a escravidão foi abolida, mas que ainda há muita coisa a ser mudada no que diz respeito aos direitos da pessoa negra.
O preconceito ainda existe, e uma das formas de combatê-lo é discutindo e expondo as mazelas enraizadas no dia a dia da sociedade brasileira. A Lei 12.519/2011 que institui oficialmente a data no calendário de comemorações foi sancionada apenas em 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário