terça-feira, 24 de outubro de 2023

ASSISTÊNCIA SOCIAL PARTICIPA DE CULMINÂNCIA DOS PROJETOS "ERA UMA VEZ" E "TECENDO LEITURAS" DA CEIMEP E EMFGP.

Projeto “Era Uma Vez” e o Projeto  “Tecendo Leituras” visa estimular o hábito à leitura dos alunos da educação infantil no Centro de Educação Infantil Municipal Eulina Pinto-CEIMEP e na Escola Municipal  Francisco Gomes Pinto.

Buscando resgatar o interesse das crianças pelos livros, o Centro de Educação Infantil Municipal Eulina Pinto realizou no dia 20 de outubro a culminância do Projeto “ERA UMA VEZ” e a Escola Municipal de Francisco Gomes Pinto realizou   no dia 24 de outubro a culminância do Projeto de Leitura “TECENDO LEITURAS” Para estimular o gosto pela leitura as atividades promovem momentos de ludicidade, encantamento, descobertas e de contação de histórias.

Os Projeto surgiram em virtude do rico material literário disponível no espaço educativo,  “a Leitura é fundamental para o desenvolvimento da criança, sendo esta realizada de maneira prazerosa torna-se muito mais fácil despertar o gosto e o envolvimento desde cedo por ouvir histórias, por fazer novas descobertas através do mundo da imaginação e por ter essa oportunidade em visitar um espaço selecionado para esta prática”, explica a diretora da Escola Municipal Francisco Gomes Pinto Samea Rafaela 

Os materiais foram construídos pelos próprios profissionais de forma sustentável, feita com materiais reaproveitados da instituição, resultando num espaço para instigar a criatividade de uma forma acolhedora e prazerosa para que os momentos de contação de histórias e o manuseio dos livros aconteçam e por fim as crianças criem o gosto.

Para a diretora da CEIMEP, Solange Pinto, “desenvolver atividades que incentivem a leitura e o gosto por aprender através de histórias é de grande valia, por ser nesta idade que as crianças absorvem conhecimentos com maior facilidade, sendo atividades diferenciadas e realizadas em um espaço preparado e pensado em prol de hábitos que facilitem no futuro desejo por aprender mais através de leituras tiradas de livros, é transformador”.

A secretária da SEMTHAS e Articuladora do Selo Unicef Dalva Vieira, frisou que o hábito de ler é fundamental para o desenvolvimento cognitivo das crianças e deve ser estimulado desde cedo. E a contação de histórias no contexto escolar é uma excelente estratégia didática para estimular o gosto pela leitura. A contação de histórias permite que as crianças “viagem” por muitos lugares, aprendam mais sobre o mundo e sobre elas mesmas, além de poder vivenciar histórias de fantasia e magia que povoam o imaginário infantil.









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