segunda-feira, 6 de março de 2023

PROGRAMA DE RÁDIO FALA SOBRE DIA INTERNACIONAL DA MULHER.


Hoje, 06 de março de 2023, foi realizado mais um programa de rádio Assistência em Foco, uma parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social com a FM da Paz de Viçosa-RN. O programa foi conduzido por Elizaias Tavares e Helane Maia, teve como pauta a campanha do Dia Internacional da Mulher 2023 - é abraçar a equidade #AbraçaraEquidade. As palavras equidade e igualdade são frequentemente usadas como sinônimos, mas a verdade é que elas se referem a conceitos diferentes. No contexto da diversidade e inclusão, é fundamental entender a diferença entre equidade e igualdade para respeitar verdadeiramente as diversidades e ser, de fato, inclusivo.

O conceito de igualdade, de forma geral, está relacionado com: tratar todos de forma igual e garantir que todos os indivíduos tenham acesso às mesmas oportunidades. A equidade pode ser entendida como a busca pelo acesso à justiça social, reconhecendo que não somos todos iguais, que nem todos começam do mesmo lugar e que é preciso um esforço em alocar os recursos e oportunidades necessários para todos sejam bem-sucedidos. Imagine duas pessoas, uma baixa e outra alta, tentando alcançar os livros em uma estante. Se ambas usassem escadas do mesmo tamanho, a mais alta conseguiria alcançar os livros, enquanto a mais baixa, não.

O foco na equidade precisa fazer parte do DNA de todas as sociedades, independentemente de idade, gênero, raça, orientação sexual, capacidade etc. Todos nós podemos desempenhar um papel e abraçar a equidade dentro de nossa própria esfera de influência, a começar pela equidade de gênero. Denuncie a discriminação, chame a atenção para o preconceito e busque a inclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REUNIÃO DO GRUPO GARANTINDO VIDAS

  Hoje, 28 de fevereiro de 2024, aconteceu no Auditório do CRAS o Encontro com o Grupo do Leite "Garantindo Vidas". No momento de ...