segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

ASSISTÊNCIA EM FOCO FALA SOBRE O DIA INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO.



Hoje, 23 de janeiro de 2022, foi realizado o programa de rádio Assistência em Foco, uma parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social e a FM da Paz de Viçosa-RN. O programa de hoje foi conduzido por Endson Marques, Psicólogo e Helane Maia, Assistente Social que teve como pauta: convite aos grupos do PAIF, reforçar a importância da atualização do CadÚnico e o Dia Internacional da Educação.

"O Dia Internacional da Educação é uma data comemorativa que tem como papel reforçar a importância da educação no desenvolvimento da humanidade em diversos aspectos. Atualmente existe uma divergência na sua celebração, pois alguns a fazem em 24 de janeiro, e outros, em 28 de abril."

Em contrapartida no Brasil, muitos educadores entendem que este dia deve ser celebrado no dia 28 de abril. Isso porque, em 28 de abril de 2000, foi assinado um compromisso internacional pelos líderes de 164 países, incluindo o Brasil, a fim de garantir o desenvolvimento da educação no mundo. Esse compromisso foi feito durante o Fórum Mundial de Educação, realizado em Dacar, no Senegal. Ao final desse evento, como mencionado, no dia 28 de abril, foi assinada a Declaração de Dacar, um documento no qual os líderes internacionais assumiram compromissos para garantir melhorias na educação.

Entre os compromissos acordados, destaca-se o seguinte:
Reafirmamos a visão da Declaração Mundial de Educação para todos(Jomtien, 1990), apoiada pela Declaração Universal de Direitos Humanos e pela Convenção sobre os Direitos da Criança , de que toda criança, jovem e adulto tem direito humano de se beneficiar de uma educação que satisfaça sua necessidades básicas de aprendizagem, no melhor e mais pleno sentido do termo, e que inclua aprender a aprender, a fazer, a conviver e a ser. É uma educação que se destina a captar os talentos e potencial de cada pessoa e desenvolver a personalidade dos educandos para que possam melhorar suas vidas e transformar suas sociedades.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENCONTRO DO GRUPO DE IDOSOS "CIDADE VERDE"

O Centro de Referência de Assistência Social promoveu no dia 17 de abril de 2024, mais um encontro com o Grupo de Idosos “Cidade Verde”. Na ...