sexta-feira, 25 de março de 2022

O SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS -SCFV REALIZA ENCONTRO COM O GRUPO DE CAPOEIRA.


Na tarde de quinta-feira, 24 de março de 2022, a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação, Meio Ambiente e Assistência Social – SEMTHAS, junto ao Centro de Referência e Assistência Social – CRAS e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV, realizou mais um encontro com o Grupo de Capoeira, que teve como pauta: Técnicas e Fundamentos da Capoeira Contemporânea, o professor Erivaldo Calixto destacou sabemos que é uma forma de estimular as raízes culturais.

A capoeira é jogada em roda, formada por todos os participantes da dinâmica e guiada pelo ritmo do berimbau, geralmente tocado pelo mestre. Além disso, a prática se dá sob acompanhamento de palmas, cantos e outros instrumentos. Assim, ao centro da roda, dois capoeiristas realizam os movimentos de combate, que, em vez de violência, caracterizam-se por movimentações complementares e harmoniosas que simulam um enfrentamento.

A dinâmica dançante do jogo pode terminar ao comando do capoeirista no berimbau ou por intervenção de um terceiro capoeirista, que entra na roda e inicia um novo jogo com um dos praticantes. Nessa dinâmica, no entanto, algumas regras são estabelecidas para a harmonia da prática são elas:
-Respeitar o mestre e agir com disciplina;
-Obedecer ao comando do berimbau durante a prática;
-Estar sempre vigilante e manter a calma em toda e qualquer situação;
-Não perder os movimentos do parceiro de vista;
-Zelar pela segurança de todos os colegas participantes;
-Jamais utilizar os conhecimentos adquiridos com a prática para integrar brigas de rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GRUPO "EXPRESSÃO E ARTE" REALIZA ENSAIO NO SCFV.

A Prefeitura Municipal de Viçosa através da Secretária Municipal de Assistência Social e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Víncu...