segunda-feira, 21 de março de 2022

21 DE MARÇO: DIA INTERNACIONAL CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL.

A Prefeitura Municipal de Viçosa-RN através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação, Meio Ambiente e Assistência Social- CRAS vem ementar O Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, que é celebrado anualmente em 21 de março. Data muito importante para reforça a luta contra o preconceito racial em todo o mundo. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), de acordo com a Resolução A/RES/2142 (XXI) de 1966, em memória ao “Massacre de Shaperville”, em 21 de março de 1960.

Nesta data, aproximadamente vinte mil pessoas protestavam contra a “lei do passe”, em Joanesburgo, na África do Sul. Esta lei obrigava os negros a andarem com identificações que limitavam os locais por onde poderiam circular dentro da cidade. No Brasil a luta contra a discriminação racial só começou a se intensificar no Brasil após a Constituição Federal de 1988, que incluía o crime de racismo como inafiançável e imprescritível. Contudo, o racismo ainda é muito presente por aqui, o que exige políticas de inclusão e o cumprimento efetivo da legislação para coibir tais práticas e combater fatores, historicamente enraizados, que são considerados pilares para a perpetuação da cultura do preconceito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

GRUPO DE CAPOEIRA DO SCFV

Nesta segunda-feira (22), a Prefeitura Municipal de Viçosa, através da Secretária Municipal de Assistência Social e do Serviço de Convivênci...