quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Todos juntos pela proteção de crianças e adolescentes

Toda criança tem direito a uma infância segura. Tem direito de ser criança, brincar, aprender e ser protegida contra qualquer forma de violência. Infelizmente, no Brasil, uma criança ou adolescente é vítima de violência sexual a cada 15 minutos (Disque 100). A maioria dos casos acontece dentro de casa, e o agressor é conhecido ou alguém da família.

A violência sexual deixa traumas para a vida toda. Essas meninas (e meninos) não devem ser revitimizadas ou expostas. Elas precisam de acolhimento, cuidado e que seus direitos sejam garantidos. Cada um de nós é responsável por mudar essa realidade.

Mantenha um diálogo com crianças e adolescentes, esteja atento, observe qualquer mudanças nas reações deles, e não feche os olhos. Se você testemunhar, souber ou suspeitar de violências sexuais, denuncie! O principal canal de denúncias é o Disque 100, mas é possível acionar os Conselhos Tutelares, Ligue 180, Delegacias de Polícia, Ministério Público, Defensoria Pública, aplicativo Direitos Humanos BR ou ainda o canal da Safernet Brasil para denúncias de crimes online. O importante é não se calar ou se omitir. Esteja atento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CEIMEP COMEMORA DIA DOS POVOS INDÍGENAS

Em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, o Centro de Educação Infantil Municipal Eulina Pinto – CEIMEP encerrou...