quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Viçosa participa do Lançamento da Plataforma Busca ativa escolar




         A prefeitura de Viçosa esteve representada pela secretária de Educação Adalmária Lopes e pela Secretária de Assistência Social Dalva Vieira no lançamento da Plataforma Busca Ativa Escolar que aconteceu nesta terça-feira, dia 11, no Centro de Convenções em Natal. A plataforma Busca Ativa Escolar foi desenvolvida pelo Instituto TIM em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), e que faz parte da iniciativa global Fora da Escola Não Pode.
O Seminário que teve como tema “Mobilização das instituições para implantação da Busca Ativa Escolar e a Intersetorialidade das Políticas Públicas”,  contou com a participação de mais de 300 gestores de Educação, Saúde e Assistência Social. A plataforma visa assegurar o acesso e direito a educação a todos os potiguares.
A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas: Educação, Saúde e  Assistência Social, dentro de uma mesma plataforma. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola. Todo o processo é feito pela internet, através  das seguintes ferramentas: computadores de mesa, computadores portáteis, tabletes, celulares (SMS) ou celulares (smartphones), além de formulários impressos para agentes comunitários e técnicos verificadores que não têm acesso a dispositivos móveis.

Para a secretária Dalva Vieira, aderir a essa Campanha é de suma importância, pois além de combater a exclusão escolar no município, busca resgatar as crianças e adolescentes que se encontram fora da escola oportunizando  um futuro melhor, através da educação.
O Seminário foi composto de duas mesas sendo:
Mesa 1, abordando o tema: A Busca Ativa e as suas Interlocuções, tendo como Mediador, nosso Secretário de Educação, Alexandre Soares Gomes e também Vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME/RN.
Mesa 2, com tema: A Busca Ativa Escolar e as intersetorialidades para além do Plano Estadual de Educação, tendo como Mediadora, a Secretária de Estado da Educação e da Cultura – SEEC/RN, Cláudia Sueli Rodrigues Santa Rosa.
Os estados  da  Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás e Amapá  aderiram à plataforma, que além de conectar gestores públicos de diferentes áreas , apoia governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CEIMEP COMEMORA DIA DOS POVOS INDÍGENAS

Em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, o Centro de Educação Infantil Municipal Eulina Pinto – CEIMEP encerrou...