quinta-feira, 23 de agosto de 2018

NÃO VIOLÊNCIA CONTRA MULHER É TEMA DA REUNIÃO DO GRUPO DE HOMENS VIVA A LIBERDADE

A Prefeitura Municipal de Viçosa-RN, através da Secretaria do Trabalho, Habitação, Meio Ambiente e Assistência Social de Viçosa, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS realizou na tarde desta quarta-feira, dia 22 de agosto, uma roda de conversa sobre a “Não Violência Contra Mulher”, com o Grupo de Homens Viva à Liberdade.
Inicialmente a Assistente Social Helane Maia e o Psicólogo Douglas Vasconcelos falaram da importância em falar dessa temática juntamente com as estagiarias de Serviço Social do Centro de Estudo Avançado de Pós Graduação e Extensão-CEAPE Wigna Maia e Solange Pinto, em seguida a equipe deu continuidade na discussão, foi feito uma explanação do porque do Agosto Lilás é lembrado como uma data de luta da não violência contra a mulher, foi explicado o ciclo da violência, os tipos de violência, as raízes da violência contra a mulher que estão enraizados na cultura patriarcal da nossa sociedade e foi abordado também a Lei Maria da Penha. A violência contra a mulher é histórica e viola não só a dignidade da mulher, trazendo a ela prejuízos de todas as espécies, tais como em relação ao trabalho, a saúde e a vida da mulher. A conduta de agressão contra a mulher deve ser estudada e tratada como questão social de maior importância, pois seu histórico é imenso, profundamente enraizado na cultura do homem em sua evolução, e abrange toda a sociedade.
Contudo, a avaliação do encontro foi extremamente positiva, primeiro porque os homens participaram efetivamente da discussão, inclusive com um posicionamento favorável ao público feminino, em segundo lugar sabemos da dificuldade de formar um grupo de homens e de fato existir participação, e em terceiro lugar acreditamos que foi satisfatório o encontro porque serviu para desconstrução de preconceitos e trouxe muitas reflexões acerca da temática. 

                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENCONTRO DO GRUPO DE IDOSOS "CIDADE VERDE"

O Centro de Referência de Assistência Social promoveu no dia 17 de abril de 2024, mais um encontro com o Grupo de Idosos “Cidade Verde”. Na ...