sábado, 5 de setembro de 2015

5 de Setembro - Dia do Irmão

O Dia do Irmão é comemorado anualmente em 5 de Setembro.  Quando se fala de irmão, podemos nos referir tanto ao filho dos nossos pais - nosso irmão consanguíneo - como também aquela pessoa especial, considerada um grande amigo e que você sente como se fosse um membro da sua família.  No universo cristão, os "irmãos" são todos os nossos "próximos" que, diante da doutrina divina, são "filhos" de um mesmo Pai: Deus.
Origem do Dia do Irmão
No Brasil, o Dia do Irmão é tradicionalmente celebrado em 5 de Setembro. No entanto, não há um registro que oficialize a data no país. O dia surgiu por iniciativa da Igreja Católica, que homenageia o aniversário de morte da missionária Madre Teresa de Calcutá, desde 2007 - data que completou 10 anos de sua morte.  No contexto religioso, o sentido da palavra "irmão" está ligada ao "próximo". Portanto, esse dia serve para incentivar as pessoas a repensarem as atitudes perante os outros seres humanos, sendo mais humildes, companheiros e gentis.  O Dia do Irmão é uma data bastante celebrada na Índia (durante o mês de agosto). Lá, os hindus fazem um ritual de oferenda entre irmãos e irmãs de uma família, simbolizando a união e proteção entre eles.  Os dois conceitos do Dia dos Irmãos se misturaram no Brasil, sendo comemorado na data da morte de Madre Teresa de Calcutá (5 de Setembro), porém com um significado mais direcionado para homenagear os irmãos consanguíneos, como acontece na Índia.
Mensagens e Frases para o Dia do Irmão
“Mesmo com as brigas e gritos, com as nossas discussões pelo controle remoto ou pelo último pedaço do bolo de chocolate, saiba uma coisa muito importante, meu irmão: és o melhor amigo que eu poderia ter! És o melhor presente que eu poderia receber! Feliz Dia do Irmão!”
“Se os amigos são para guardar do lado esquerdo do peito, você, meu irmão, está presente em todas as células do meu corpo! Não és apenas um amigo, um melhor amigo, mas parte de toda a minha existência! Te amo. Feliz Dia do Irmão!”

"O melhor presente que meus pais me deram foi você, meu irmão! Feliz Dia do Irmão!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REUNIÃO DO GRUPO DE HOMENS "VIVA LIBERDADE"

  Hoje, segunda-feira (18/03), o Psicólogo Douglas Vasconcelos e Assistente Social, Itamária de Paula realizaram mais um encontro do Grupo d...