quarta-feira, 4 de março de 2015

EQUIPE TÉCNICA DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, HABITAÇÃO E MEIO AMBIENTE DE VIÇOSA ESTÁ PARTICIPANDO DE CURSO DE DESIGN EM PERMACULTURA

Equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Meio Ambiente de Viçosa, está participando de um curso de Design em Permacultura. O curso é oferecido pelo IPC (Instituto de Permacultura e Ecovilas do Ceará) em parceria com a EMBRAPA e teve início no dia 27 de fevereiro, no Sitio Valentim, Encanto – RN. Viçosa está participando com a Secretaria Dalva Vieira, e os técnicos Antônio Elizaias, Rejane Sabino  e  Itamaria de Paula. O curso é uma oportunidade importante para capacitação de agentes multiplicadores nas questões ambientais e dos impactos das atividades do homem na natureza.
A permacultura é um método holístico para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana (jardins, vilas, aldeias e comunidades) ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis e foi criada baseando-se no modo de vida integrado à natureza das comunidades aborígenes tradicionais da Austrália. A permacultura, além de ser um método para planear sistemas de escala humana, proporciona uma forma sistêmica de se visualizar o mundo e as correlações entre todos os seus componentes. Serve, portanto, como meta-modelo para a prática da visão sistêmica, podendo ser aplicada em todas as situações necessárias, desde como estruturar o habitat humano até como resolver questões complexas do mundo empresarial.
Sua utilização é uma forma sistêmica de pensar e conceber princípios ecológicos que podem ser usados para projetar, criar, gerir e melhorar todos os esforços realizados por indivíduos, famílias e comunidades no sentido de um futuro sustentável.
            A equipe de Viçosa depois da teoria introdutória arregaçou as mangas e juntamente com os demais colegas de curso, utilizando material reciclado e lixo orgânico produziu um Minhocário, um Trator de galinhas e trabalhou materiais para a produção de composto orgânico.
O curso será feito em três módulos sendo que o Módulo I, já aconteceu nos dias 27 e 28 de Fevereiro e 01 de Março; o Módulo II acontecerá  nos dias 13, 14 e 15 de março; Já  o Módulo III será realizado nos dias 27,28 e 29 de março. Os instrutores do curso são: Dr. Mario Eduardo Fraga da Silva, Marcelo de Oliveira Sindeaux e Maria Eugênia Fraga Brasil. A Assistência Social em parceria com a Prefeitura de Viçosa investe bastante por entender que os cuidados com o meio ambiente é o primeiro passo para um mundo melhor para viver. 













Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENCONTRO DO GRUPO DE IDOSOS "CIDADE VERDE"

O Centro de Referência de Assistência Social promoveu no dia 17 de abril de 2024, mais um encontro com o Grupo de Idosos “Cidade Verde”. Na ...