quarta-feira, 23 de abril de 2014

Viçosa na campanha nacional de vacinação contra a gripe

A mobilização Nacional será realizada de 22 de abril a 9 de maio, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde de todo o País. Aqui no nosso município as doses estarão sendo aplicadas a partir dessa próxima sexta-feira (25/04/2014), na Unidade Básica de Saúde da Família Braz de Souza Barra.
A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. No ano passado, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos. “A extensão da faixa etária para os menores de cinco anos tem como finalidade reduzir casos graves e óbitos”, ressaltou o ministro da Saúde. Segundo o ministro, a vacinação desta faixa etária beneficia tanto a criança que recebe a vacina, como também os grupos mais vulneráveis que convivem com ela.
O público-alvo também engloba idosos, indígenas, presidiários, pacientes com comorbidades, mediante indicação médica, e profissionais que trabalham nas unidades que oferecem a vacina. A vacina combate a gripe comum e também o vírus influenza A (H1N1), a gripe suína.
A meta é imunizar, até o fim do ano, quase 50 milhões de pessoas, 27% a mais que em 2013.
Doses
Serão distribuídas 53,5 milhões de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).  Em todo o País, serão 65 mil postos de vacinação, com envolvimento de 240 mil pessoas. Também estarão disponíveis para a mobilização 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.
Reações adversas
Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema e induração. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos passam, na maioria das vezes, em 48 horas.  A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEMANA MUNICIPAL DO TRÂNSITO - VIÇOSA/RN

De 23 a 25 de Setembro Trânsito, o sentido é a vida: Educar para Preservar! A Prefeitura Municipal de Viçosa/RN, através da Sec...