sábado, 31 de maio de 2025

31 DE MAIO DIA MUNDIAL SEM TABACO


No dia 31 de maio é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco, uma data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre os malefícios do tabagismo à saúde e incentivar políticas públicas eficazes de combate ao uso do tabaco. O cigarro é responsável por milhões de mortes todos os anos em todo o mundo, sendo um dos principais fatores de risco para doenças como câncer, problemas cardiovasculares e respiratórios. Neste dia, reforça-se a importância da conscientização e do apoio àqueles que desejam parar de fumar, promovendo um futuro mais saudável para todos.

 

quinta-feira, 29 de maio de 2025

ASSISTÊNCIA SOCIAL DE VIÇOSA PROMOVE EVENTO “MAIO LARANJA”


 

A Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação, Meio Ambiente e Assistência Social – SEMTHAS realizou na noite de ontem, 28 de maio de 2025, um grande evento em alusão ao 18 de maio, mês de luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes.
O Evento intitulado “Roda das Cores” foi idealizado pelo grupo de capoeira do SCFV de Viçosa/RN, sob a orientação do professor Erivaldo Calixto, e contou com a presença de capoeiristas de cidades circunvizinhas, além de várias outras apresentações. 
No início da noite o grupo de flautas “Expressão e Arte” do SCFV de Viçosa/RN, fez uma linda apresentação tocando as músicas, Asa Branca (Luiz Gonzaga) e Anunciação (Alceu Valença), abrilhantando a noite.
Logo em seguida foi a vez dos alunos do grupo de capoeira com a encenação do Maculelê, tipo de dança folclórica brasileira de origem afro-brasileira e indígena. O Maculelê atualmente é uma forma de dança que simula uma luta tribal usando como arma dois bastões, com os quais os participantes desferem e aparam golpes no ritmo da música. A noite continuou com mais uma apresentação cultural, agora do grupo de adolescentes de Taboleiro Grande/RN, que fizeram uma interpretação sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes. 
A noite foi encerrada com uma grande roda de capoeira com os capoeiristas presentes destacando a presença do professor Duda da cidade de Itaú/RN, professor Paulista da cidade de José da Penha/RN e a presença dos monitores Pula Pula e Paraná, capoeiristas locais da cidade.



























    
            















quarta-feira, 28 de maio de 2025

GRUPO DE CUIDADORES DA PCD E IDOSOS ACAMADOS, A SÍNDROME DO CUIDADOR, OU BURNOUT, INTENDENDO AS PRINCIPAIS FORMAS DE ENFRENTAMENTO.

A Prefeitura Municipal de Viçosa - PMV, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação, Meio Ambiente e Assistência Social – SEMTHAS e do Centro de Referência e Assistência Social – CRAS, realizou na tarde do dia 26 de maio de 2025, mais um encontro com o GRUPO DE CUIDADORES. A Roda de Conversa sobre A síndrome do cuidador, também conhecida como Burnout foi conduzida pelo Psicólogo Douglas Vasconcelos e contou com a participação da Coord. Do CRAS, Goreti Gomes, e da Assistente Social, Glêdcia Melo.

A Síndrome do Cuidador, ou burnout, é um estado de exaustão física, emocional e mental que ocorre quando alguém dedica energia e tempo a cuidar de outra pessoa. Essa síndrome apresenta os seguintes sintomas: fadiga, ansiedade, tristeza, estresse e falta de energia. Uma das principais formas de prevenção, a síndrome do cuidador, é dividir as tarefas com outros familiares ou amigos, buscar apoio social, buscar ajuda profissional, criar tempo para atividades de lazer e autocuidado.

A síndrome do cuidador tem um impacto profundo no corpo e na cabeça. Aumentar o risco de depressão crônica eleva as chances de desenvolver hipertensão e diabete, além de aumentar o risco de ter um AVC.




sexta-feira, 23 de maio de 2025

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE IZIDORO LOPES CHAVES

 


É com profundo pesar que a Secretária de Assistência Social, Dalva Vieira e Equipe expressam as mais sinceras condolências pelo falecimento de senhor Izidoro Lopes Chaves, pai do presidente da câmara Manuel Gilberto Lopes, da ex-prefeita Maria José e da chefe de gabinete Andrea Nunes. Desejamos força, união e serenidade neste momento tão delicado para toda a família.  Que Deus alivie a dor e conforte o coração de todos. Dalva Vieira e Equipe.

terça-feira, 20 de maio de 2025

DESAFIOS NA SEXUALIDADE DAS PESSOAS COM AUTISMO E A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SEXUAL E O APOIO FAMILIAR.

 


A Prefeitura Municipal de Viçosa - PMV, através da Secretaria Municipal do Trabalho Habitação Meio Ambiente e Assistência Social – SEMTHAS e do Centro de Referência e Assistência Social – CRAS, realizou na tarde de ontem,  19 de maio de 2025, mais um encontro com o  GRUPO DE MÃES ATÍPICAS.  A Roda de Conversa sobre SEXUALIDADE E AUTISMO a qual   foi conduzida  pelo Psicólogo,  Douglas Vasconcelos e contou com a participação da Coord. do CRAS,  Antonia Goreti, e da  Assistente Social,  Glêdcia Melo.


A Roda de Conversa foi realizada de forma interativa, profissionais e mães presentes,  com a abordagem reflexiva  sobre a sexualidade de pessoas com autismo,  que em  alguns casos enfrentam desafios específicos devido as características inerentes ao autismo. Dentre eles pode ocorrer:

Ø    dificuldades na  interação social,

Ø      a não compreensão  e adaptação às  normas sociais.

O que torna  indispensável  que  os PAIS   e/ou   RESPONSÁVEIS/CUIDADORES busquem estarem  informados sobre como conduzir, orientando e acompanhando atentamente,  a sexualidade das pessoas com autismo como também apoiá-las em seu desenvolvimento.

 A atividade foi realizada em alusão ao dia 18 DE MAIO, DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.







 

sexta-feira, 16 de maio de 2025

ADESIVAÇO E PANFLETAGEM DA SEMTHAS, CRAS E CT EM ALUSÃO AO 18 DE MAIO - DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.



A Prefeitura Municipal de Viçosa - PMV, através da Secretaria Municipal do Trabalho Habitação Meio Ambiente e Assistência Social – SEMTHAS, do  Centro de Referência e Assistência  Social – CRAS  e Conselho Tutelar – CT, realizou na manhã de hoje, 16  de maio de 2025,  ADESIVAÇO E PANFLETAGEM em alusão ao dia  18  de maio, com a  participação dos servidores da SEMTHAS,  do CRAS  e do CONSELHO TUTELAR.


As atividades relativas ao  FAÇA BONITO,  de 12 a 16.05.2025,   teve como foco informar e conscientizar a comunidade  sobre a importância de multiplicar as medidas de prevenção e proteção das crianças e adolescentes,  no que tange não só a celebrar o 18 DE MAIO  mas cuidar da infância, semeando um futuro melhor, pois proteger crianças e adolescentes é dever de todos.

“CONHEÇA, RESPEITE E DENUNCIE”











 

SEMTHAS - CRAS E CT EM AÇÕES ALUSIVAS AO 18 DE MAIO - DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 






A Prefeitura Municipal de Viçosa - PMV, através da Secretaria Municipal do Trabalho Habitação Meio Ambiente e Assistência Social – SEMTHAS, do Centro de Referência e Assistência Social – CRAS e Conselho Tutelar – CT, realizou na manhã de hoje, 15 de maio de 2025, atividades acerca do dia 18 de maio contando com colaboração do Coord. do CadÚNICO,  Elizaias Tavares, da Coord. Do CRAS, Goreti Gomes, da Equipe Técnica do CRAS, a Assistente Social Glêdcia Melo, o Psicólogo Douglas Vasconcelos, a Coord. do CT Lúcia de Fátima Arruda Alves Arruda e demais Conselheiras Tutelares Alexandra de Oliveira Rocha, Francisca Aldejane Lopes Cabral, Samia Rafael Rodrigues de Paiva e Vanessa Bárbara da Silva.

Os trabalhos foram iniciados no Centro de Educação Infantil Municipal Eulina Pinto -  CEIMEP para as crianças do PRÉ I e PRÉ II. De forma lúdica as crianças interagiram cantando, exercitando-se e respondendo O QUE PODE? e O QUE NÃO PODE? através do Semáforo do Toque.

Em seguida foi realizada uma palestra na Escola Estadual Pedro Martins – EEPM para os alunos do 1º, 2º e 3º ano, na qual foram repassadas informações e orientações acerca dos cuidados que os adolescentes devem ter com o uso das redes sociais e ferramentas oferecidas no mundo virtual. Assim como também foi falado sobre os direitos enumerando vários tópicos dentre eles:

·         O que é violência sexual e os tipos;

·          cyber crime;

·         A importância da Educação sexual para garantia do desenvolvimento saudável;

·         Os meios disponíveis para denúncia, quando da suspeita, conhecimento ou presenciar qualquer tipo de violação dos seus direitos.

QUEM CALA, CONSENTE. QUEM DENÚNCIA PROTEGE!






quarta-feira, 14 de maio de 2025

VIÇOSA/RN PARTICIPA DA AGENDA DE MOBILIZAÇÃO DA VI CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES

 


Na manhã do dia 13 de Maio de 2025, Prefeitura Municipal de Viçosa/RN, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Meio Ambiente, enviou dois representantes para participar da Agenda de Mobilização VI da Conferência Estadual das cidades do RN, o encontro foi realizado em Pau dos Ferros/RN. O município foi representado pela Assistente Social Helane Maia, e por Anaias Gois, bolsista. Durante o encontro foi mostrado o processo que será seguido pelos municípios e pelo estado na realização da Conferência das Cidades. A Conferência Municipal das Cidades terá o prazo até o dia 16 de junho para fazer a convocação e até o dia 30 de junho para os municípios realizarem a Conferência com um foco em políticas públicas mais efetivas, e que reflitam os anseios e necessidades da população, a conferência das cidades 2025 será fundamental para alinhar as ações e reforçar a interlocução entre o governo e a sociedade civil organizada.

VIÇOSA REALIZA SEMINÁRIO SOBRE A AGENDA 2030 ODS/ONU

 


Na manhã desta quarta-feira,(14), Viçosa foi palco de um importante momento de diálogo e conscientização sobre o futuro sustentável: o Seminário de Localização da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovido pela Sala do Empreendedor Viçosa em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação, Meio Ambiente e  Assistência Social (SEMTHAS).

O evento reuniu lideranças comunitárias, profissionais da saúde e assistência social, e representantes da sociedade civil para discutir como as metas da Agenda 2030 da ONU podem ser aplicadas de forma prática no contexto local. A proposta foi “localizar” os ODS, ou seja, adaptá-los às realidades e desafios específicos de Viçosa, promovendo políticas públicas e ações comunitárias que contribuam para o desenvolvimento sustentável.

Durante a oficina, foram realizadas apresentações e rodas de conversa que abordaram os 17 ODS, com destaque para temas como educação de qualidade, igualdade de gênero, trabalho decente, ação climática e redução das desigualdades. A programação buscou não apenas informar, mas também engajar os participantes na construção coletiva de um futuro mais justo e equilibrado para todos.

A parceria entre a Sala do Empreendedor e a SEMTHAS reforça o compromisso da gestão Ramon Alves com a promoção de políticas integradas e participativas. Ao envolver diferentes setores da sociedade, o evento se destacou como uma iniciativa inspiradora e necessária para fortalecer a governança local e alinhar Viçosa às metas globais da Agenda 2030.

A realização da ação, reflete o compromisso do município com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. Ao promover a conscientização e capacitação sobre os ODS, a cidade dá um passo importante na construção de políticas públicas mais eficazes e alinhadas com as metas globais estabelecidas pela ONU.












terça-feira, 13 de maio de 2025

AÇÕES DA SEMTHAS, CRAS E CT ALUSIVAS AO 18 DE MAIO - DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

 


A Prefeitura Municipal de Viçosa - PMV, através da Secretaria Municipal do Trabalho Habitação Meio Ambiente e Assistência Social – SEMTHAS, do Centro de Referência e Assistência Social – CRAS e Conselho Tutelar – CT, realizou na manhã de ontem, 12 de maio de 2025, atividades acerca do dia 18 de maio, tendo como primeiro momento a PALESTRA FALAR É SE PROTEGER a qual foi realizada na Escola Municipal Francisco Gomes Pinto – EMFGP.  Na ocasião participaram o Coord. do Cadastro ÚNICO,  Elizaias Tavares, a  Coord. do CRAS,  Gorete Gomes, a Equipe Técnica do CRAS,  a Assistente Social Glêdcia Melo,  o Psicólogo Douglas Vasconcelos e a Coord. do CONSELHO TUTELAR Lucia Arruda.

Em seguida foi realizado o PROGRAMA ASSISTÊNCIA EM FOCO, no qual foi abordado sobre a importância de proteger as crianças e adolescentes, através de orientações e esclarecimentos sobre os direitos das mesmas, abordando os seguintes tópicos:

·        Como estabelecer um diálogo com respeito à criança e ao adolescente;

·        O que é violência sexual e os tipos;

·        A importância da Educação sexual para garantia do desenvolvimento saudável da criança e do adolescente e

·      Os meios disponíveis para denúncia, quando da suspeita, conhecimento ou presenciar qualquer tipo de violação dos direitos da criança e do adolescente.

Conscientizar a sociedade sobre a gravidade do abuso e exploração sexual infantil, mobilizando as  instituições e a comunidade,   com  ações educativas e preventivas é também uma forma de proteger as crianças e adolescentes.









VIÇOSA REALIZARÁ A 13ª CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

  Com foco na construção de políticas públicas mais justas e no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Viçosa irá rea...