02 de Dezembro - Dia da Base Nacional Comum Curricular



Dia da Base Nacional Comum Curricular

Plano Nacional de Educação (PNE) prevê que o Ministério da Educação (MEC), em articulação e colaboração com os estados, o Distrito Federal e os municípios, deverá, até junho de 2016, elaborar e encaminhar ao Conselho Nacional de Educação (CNE), precedida de consulta pública nacional, proposta de direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para os alunos da educação básica. Por isso, o MEC junto à Undime e ao Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) propõe que na próxima quarta-feira, 2 de dezembro, seja realizado o Dia da Base Nacional Comum Curricular.
A ideia é que, nesse dia, os professores, estudantes e toda a comunidade escolar se reúnam para debater a proposta da Base Nacional Comum Curricular. O documento, ainda preliminar, foi publicado pelo MEC em setembro deste ano e está disponível para consulta pública desde então no portal da Base.
Para incentivar a discussão e organizá-la da melhor maneira, o MEC publicou na plataforma diversos materiais que podem ser utilizados para projeção ou impressão. Além disso, há um tutorial com informações básicas sobre o portal, que aborda aspectos sobre como ele deve ser utilizado e de que forma é possível contribuir com o documento.
A Undime considera extremamente importante a participação de todos os envolvidos nesse processo. "É muito importante que todos os Dirigentes Municipais de Educação organizem o processo de discussão em seus municípios, envolvendo toda a comunidade escolar", enfatizou o presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Tabuleiro do Norte (CE), Alessio Costa Lima.
Para inserir no sistema as contribuições ao documento preliminar é preciso fazer um cadastro no portal da Base. Esse cadastro pode ser realizado de três formas diferentes: como indivíduo, como organização da sociedade civil ou como escola.
No dia 15 de dezembro, terá início a análise das contribuições do primeiro ciclo de debates da Base Nacional Comum. O portal continuará recebendo contribuições depois dessa data, mas o MEC ressalta a importância de que até 15 de dezembro sejam realizadas reuniões e as primeiras sugestões sejam encaminhadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mensagem de pesar pelo falecimento da Sra.Teresinha Martins Silvério

GRUPO DE CAPOEIRA FORTALECENDO VÍNCULOS DO SCFV PARTICIPA DE CAMPEONATO EM TABOLEIRO GRANDE-RN

Viçosa realizará II Fórum Comunitário do Selo UNICEF