terça-feira, 9 de setembro de 2014

Equipe de Viçosa participa de capacitação do Selo UNICEF

A Prefeitura de Viçosa, através da articuladora do selo UNICEF e de adolescentes do NUCA  participou,  nesta  segunda-feira (08 de setembro), do 3º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF. O evento ocorreu no auditório da Escola de Governo em Natal, e teve como finalidade dar sequência ao processo de formação para a edição 2013-2016 do selo.
O objetivo geral do ciclo é contribuir com o enfrentamento ao trabalho infantil e a promoção do trabalho adolescente protegido no Brasil, com ênfase na região do semiárido. No encontro, temas como Políticas Públicas para Ações Estratégicas, Enfrentamento ao Trabalho Infantil, Direitos e Deveres, Atitudes Ambientais e Relações Interpessoais foram pautados a fim de serem postos em prática por representantes dos municípios potiguares, que serão os agentes multiplicadores na efetivação das ações em questão.
Na ocasião, consultores do UNICEF difundiram informações e debateram o revigoramento das políticas públicas orientadas em favor de crianças e adolescentes; o enfrentamento do trabalho infantil como o Mapeamento de Riscos e Oportunidades para o Desenvolvimento; e a participação dos adolescentes na busca de melhor qualidade e pela conquista do Selo. Os encontros de formação são voltados para lideranças adolescentes, gestores, conselheiros de direitos das crianças e adolescentes e técnicos municipais.
Os consultores do UNICEF debateram o revigoramento das políticas públicas e destacaram a importância da participação da sociedade e sobretudo das próprias crianças e adolescentes que  é uma das condições que deve ser respeitada para que o município continue concorrendo. Por isso, o Selo UNICEF estimula a criação e o fortalecimento de espaços de participação – como o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA, Fóruns Comunitários e a Conferência dos Direitos da criança e do Adolescente  como espaços de análise de situação e elaboração de propostas que deverão ser implementadas na perspectiva de tornarem-se políticas públicas permanentes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Dia Mundial da Saúde, uma homenagem aos profissionais que atuam no cuidado da população

Os profissionais de saúde estão na linha de frente da batalha diária travada nos hospitais, clínicas e postos de atendimento, desempenhan...