Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna


Infelizmente ainda é grande o número de mulheres que morrem por problemas ocorridos na gravidez, no parto, ou no pós-parto. A Organização Mundial de Saúde (OMS) esclarece que a morte materna é decorrente de problemas ligados à gravidez ou por ela agravados, ocorridos no período da gestação ou até 42 dias após o parto.
As causas são basicamente decorrentes das doenças hipertensivas da gravidez, hemorragias, infecções puerperais e aborto. Muitas vezes ocorrido pelo fato da má qualidade de vida dos contextos familiares, a violência doméstica, o analfabetismo e a baixa renda. Por isso, o Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna tem o objetivo de levantar uma campanha para garantir as mulheres a serem informadas sobre direitos relacionados à gravidez, e a saúde plena durante todo esse período.
Cerca de 90% das mortes maternas poderiam ser evitadas caso houvesse atendimento adequado no pré-natal, no parto e no pós-parto. Preocupados com a saúde materna, o Ministério da Saúde destaca a importância da estratégia Rede Cegonha, uma rede de cuidados materno-infantil, que prevê medidas de fortalecimento da rede de assistência e a progressiva redução da mortalidade materna. Disponibilizando maior acesso aos cuidados hospitalares, e o acompanhamento das mulheres antes, durante e após o parto.
A luta é uma longa caminhada de conscientização entre as gestantes quanto à importância de dar mais atenção à sua própria saúde, que neste momento, é mais delicada. E o incentivo da sociedade celebrando esse dia é capaz de alertar a gravidade do problema e sensibilizar tanto as mulheres para que façam o pré-natal, mas também seus companheiros do dia a dia para que a ajude no que precisar.
A Rede Cegonha Está presente na Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa, através dos grupos de gestantes, do Pré- Natal e de muitas outras ações que visam diminuir a mortalidade infantil e a materna do nosso município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DALVA VIEIRA ASSUME NOVAMENTE A PASTA DO TRABALHO, HABITAÇÃO, MEIO AMBIENTE E ASSISTÊNCIA SOCIAL DE VIÇOSA

Mensagem de pesar pelo falecimento da Sra.Teresinha Martins Silvério

PARABÉNS DANILO MAX